Confira agora a história de grandes empresas Startups que começaram pequenas e hoje são referências de sucesso em todo o mundo, se inspire!
Como você já deve saber, existem de fato uma gama de grandes empresas no mundo em que vivemos.
Oque pouca gente sabe é que essas empresas começaram na sua grande maioria bem pequenas, partindo de necessidades comuns que todos nós podemos enfrentar em algum momento de nossas vidas.
A partir desse ponto de vista, pensar nos problemas que acometem muitas pessoas pelo mundo é a fonte do pensamento empreendedor.
Toda vez que você resolve um problema, mesmo que aparentemente seja pequeno, você monetiza a sua ideia.
As vezes o crescimento é rápido e sólido como é o caso de sucesso das empresas Uber e do Linkedin.
Outras vezes, as empresas sofrem oscilações como o exemplo da Nubank e a Airbnb que contaremos mais logo abaixo. Entretanto, o que é inegável dos exemplos citados, é que empreender e encontrar soluções são a tônica que tornam uma empresa referência de mercado, mesmo que elas tenham começado muito pequenas.
Clique aqui, e descubra agora qual é o seu perfil comportamental profissional DISC! Faça o teste gratuíto.
É impossível estar atualizado no mercado de trabalho e não conhecer o Linkedin.
Segundo o site Kinsta, 90% dos recrutadores utilizam esta ferramenta para consultar o perfil dos candidatos.
Assim, essa rede social voltada para networking profissional vem crescendo constantemente desde 2002.
Além do seu perfil profissional, você pode também compartilhar experiências, empresas podem compartilhar seus projetos e inclusive fortalecer o branding de sua marca, além de novidades sobre o mundo dos negócios e tecnologia.
Você sabia que o Linkedin surgiu de uma conversa entre 5 amigos em uma sala de estar?
Reid Hoffman, Allen Blue, Jean-Luc Vaillant, Eric Ly e Konstantin Guericke estavam conversando e pensaram no conceito da rede social voltada para o profissional e de maneira online que pudesse incluir os contatos deles e quem sabe promover alguma oportunidade para alguém.
Assim, em maio de 2003 o site foi lançado e logo de início convidaram 350 dos seus contatos pessoais para utilizar a rede e integrar as suas primeiras conexões profissionais.
Ao final do primeiro mês já eram 4500 usuários. Devido à sua expansão rápida, foram surgindo os investidores e ao final daquele ano já eram mais de 1 milhão de usuários.
Em 2007, a empresa se consolidou contratando Dan Nye como diretor Executivo e Jeff Weiner como CEO. Com eles, a plataforma foi atualizada e foram inseridas as fotos de perfil e a implementação do Linkedin Answers que permite conversas sobre temas do interesse dos usuários, o que abarrotou para o ano de 2007 uma soma de 15 milhões de usuários.
Em pouco tempo foi criado um aplicativo para smartphone como opção de acessibilidade ao seu sistema, o que demonstrou seu comprometimento com a tecnologia e inovações contínuas.
Hoje já são mais de 500 milhões de usuários no mundo todo, dentre eles há mais de 20 milhões de empresas e mais de 14 milhões de empregos abertos.
Mais um dado interessante do Linkedin é que a frente de tantas empresas, essa ferramenta também é super útil na geração de Leads para venda de B2B.
Clique aqui, e baixe agora o seu e-book Gratuíto! leia mais sobre Os principais desafios do Recrutamento e Seleção de funcionários.
Uber
Em dezembro de 2008, numa noite fria de inverno em Paris, dois amigos não conseguiam encontrar um táxi para se locomover. Estes amigos eram Travis Kalanick e Garrett Camp que, devido a este contratempo, pensaram na ideia de criar um dos aplicativos que revolucionaram a forma de se locomover das pessoas.
Naquela noite fria, a empresa Uber surgia a partir de uma ideia simples:
“E se você pudesse solicitar uma viagem com seu celular?”
Seus criadores foram rápidos em desenvolver o aplicativo, pois a ideia surgiu em dezembro de 2008 e em março de 2009 já estava feito o aplicativo.
Seu lançamento foi em San Francisco, porém até o primeiro usuário oficial da Uber utilizar o app ainda demorou, considerando que havia muito a ser aprimorado. Logo, foi em julho de 2010 que foi solicitada a primeira viagem pelo aplicativo, quando isso ainda era muito inusitado ainda na cidade de São Francisco.
Simbolicamente, o lançamento mundial da Uber aconteceu na mesma cidade onde a ideia surgiu. Em 2011 os representantes da Uber anunciaram que revolucionaram também o mundo e enriqueceram no caminho.
A Uber criou diversas campanhas de engajamento para os anos que se seguiram em 2012, fizeram uma campanha de entrega de sorvetes em 7 cidades dos EUA.
Em 2014 já haviam 100 cidades do mundo com o serviço, houve campanha de doações de roupas para a GoodWill, onde ofereceram seu apoio a causas como o Casamento LGBTQ+.
Em San Francisco, lançaram o UberPool onde os usuários podiam dividir o valor da corrida. Outras atitudes marcantes da Uber, condiz com a história de terem feito parceria com a No Kid Hungry, doando 5 milhões de refeições para crianças carentes.
A Uber tem um Impacto tão grande na vida das pessoas que em 2015 nasceu um bebê durante uma viagem a caminho do hospital. Além de começar as entregas neste mesmo ano, fez parceria com pessoas mudas e com deficiência auditiva. Levou as mulheres gratuitamente para votar na Arábia Saudita, assim como completou 1 milhão de Viagens.
Em 2016, testou o primeiro piloto semi autônomo lançado na cidade de Pittsburgh e neste ano completou mais de 500 cidades conectadas ao seu sistema.
Em 2017 foi criado Uber Freight para conectar caminhões para transporte de cargas. Completou 5 bilhões de viagens, habilitou a função gorjeta, promoveu visitas a idosos. Basicamente, em 100 dias os veículos semi autônomos haviam rodado 2 milhões de milhas o que equivale a mais de 3 milhões de quilômetros.
Em 2018, permitiu agendar viagens e cria o Uber Helth para ajudar idosos a não perderem a consulta. Levou também a bandeira LGBTQI+ para viajar entre as cidades. Fez cerca de 10 bilhões de viagens, em 21 países em 5 continentes, 173 viagens e os processos de entregas começaram simultaneamente.
Comprometidos com formas sustentáveis, pensando em infraestrutura para bicicletas elétricas e planejamento urbano, ainda neste ano também trouxe a possibilidade de agregar veículos acessíveis a cadeirantes e pensa em expandir cada vez mais.
Nos primeiros anos de utilização da plataforma a principal estratégia utilizada para atrair motorista foi a taxa de serviço muito baixa, o que proporcionou pouca concorrência pois haviam muitos usuários e poucos motoristas, permitindo assim altos ganhos para os motoristas de aplicativo.
Depois de já possuir bastante motoristas em sua base, a Uber passou a cobrar taxas cada vez maiores e pela quantidade de motoristas disponíveis já não era mais possível ter ganhos tão expressivos ao utilizar o aplicativo.
Atualmente está presente em mais de 10 mil cidades, 69 países, mais de 20 mil funcionários no mundo, 5 milhões de motoristas no mundo, 103 milhões de usuários, 12 milhões de usuários todos os dias.
Clique aqui, e veja mais sobre 7 Tipos de Treinamentos de Recursos Humanos: Estimule o desempenho dos seus funcionários!
Spotify
Em um momento de insatisfação sobre a própria vida, no ano de 2006, um jovem empreendedor sueco Daniel Ek em sua cabana isolada, ao conversar com seu mentor Martin Lorentzon concebe a ideia de combater a pirataria de músicas em seu país com uma opção acessível aos usuários.
Ele comparou os cases que haviam no mercado e se inspirou no iTunes que só permite utilização na plataforma iOs, o qual cobrava caro pela compra de discos ou faixas de discos.
Eles se reuniam para pensar em ideias de negócios e como inovar, tinham um Home Theater que usavam demais e por isso pensaram em lançar um serviço relacionado a música.
O nome é o mais divertido da história, eles estavam em quartos separados gritando ideias de nomes um para o outro, o Daniel entendeu uma ideia errado com sendo Spotify e gostou da sonoridade, posteriormente alegaram que o nome é uma união de Spot (ponto) e Identify (identificar).
O que importa realmente é o valor que a Spotify traz ao permitir que os usuários ouçam música de qualidade, por um preço baixo e ainda criar playlists de suas músicas favoritas e compartilhá-las com os amigos.
O aplicativo só foi lançado em 2008 devido às inúmeras negociações com gravadores e solicitação de vários investimentos. No começo, a versão gratuita só era acessível por convite, sendo a versão paga totalmente liberada.
Em 2010 a plataforma já contava com 10 milhões de músicas em sua interface, aproximando-se em quantidade da gigante iTunes. Em 2011, chegou aos Estados Unidos, sendo o primeiro país fora do território Europeu. Depois disso, demorou pouco para que já estivesse espalhado em vários países. Já com 2 anos de existência havia diminuído a pirataria em seu país de origem em 25% superando as expectativas.
Em 2012 lançaram a versão Android do aplicativo, além da versão para navegador que permitia acesso remoto, porém a versão gratuita tinha apenas 10 horas de transmissão por mês e limite de repetição de música.
Em 2014 a versão gratuita começou a tocar anúncios entre as transmissões, porém, desta vez, sem restrições aos usuários.
A plataforma só chegou oficialmente ao Brasil em 2014 com acesso apenas por convite no primeiro mês por uma estratégia de marketing para tornar o aplicativo popular. Mas logo depois foi liberado de maneira gratuita aos usuários Brazucas também.
Cerca de 70% da renda total da marca vai para músicos, empresários e gravadoras, assim às vezes o pagamento de royalties deixa o Spotify no vermelho chegando a bilhões de dólares.
Hoje é a plataforma de streaming de música mais popular do mundo, presente em mais de 65 países com mais de 180 milhões de usuários ativos em todo o planeta. Com cerca de 83 milhões pagantes, podemos dizer que a plataforma deu muito mais que certo e está fazendo o maior sucesso.
Clique aqui, e veja mais sobre qual a Importância de um Funil de Recrutamento e como utilizá-lo!
Nubank
Assim que você entra na página da Nubank você encontra a seguinte definição:
O que é Nubank?
“Somos uma empresa transparente que surgiu para acabar com a burocracia e revolucionar o mercado de serviços financeiros – começando pelo cartão de crédito.”
A ideia surgiu quando um colombiano (David Vélez) teve uma péssima experiência com o serviço financeiro brasileiro, devido à demora de 6 meses para que ele conseguisse abrir uma conta. Assim, surgiu a ideia de ter um banco com um serviço e design voltado totalmente a experiência do usuário, sem burocracias e com agilidade.
Em 2013 o Nubank foi lançado em sociedade com um americano Edward Wible e a brasileira Cristina Junqueira. O termo Nu é para mostrar o quão transparente a empresa é, sem preconceitos ou julgamentos, simples, nua e crua.
Segundo a revista americana Fast Company, esta empresa brasileira é a 3º mais inovadora na América Latina no ranking feito em 2018.
O Nubank tem um foco total em oferecer o melhor atendimento do mundo! Porque, segundo eles, essa é a sua missão.
São mais de 2 mil funcionários das mais diversas nacionalidades. Sua engenharia de software fica em Berlim na Alemanha e existem escritórios na Alemanha e México.
Além disso, a empresa é inclusiva com 30% de seus colaboradores sendo da comunidade LGBTQI+ e 40% são mulheres.
Hoje a Nubank conta com mais de 30 milhões de clientes. Atualmente foram registradas cerca de 87,2 milhões de transações contactless feitas com o cartão roxinho, na função débito e crédito, em todo o Brasil.
Clique aqui, e veja mais sobre como fazer um curso da Harvard gratuito e online. Comece hoje mesmo!
Airbnb
A Airbnb nasceu da ideia de dois estudantes (Brian Chesky e Joe Gebbia) que não tinham dinheiro para pagar o aluguel onde moravam em São Francisco.
A alternativa surgiu quando um evento de designers lotou os hotéis da cidade, e eles alugaram 3 colchões de ar, oferecendo café da manhã para os hóspedes.
Fizeram um site simples, anunciaram e conseguiram ocupar os colchões com 3 pessoas de perfis totalmente diferente, cada um pagou U$ 80,00 pela estadia e a experiência deu tão certo que eles chamaram o terceiro co-fundador para o projeto (Nathan Blecharczyk), o programador que construiu o site.
Fizeram o lançamento do projeto em seguida no evento de tecnologia SXSW e receberam um investimento de 20 mil dólares pelo programador e investidor Paul Graham.
Neste período eles ganhavam cerca de U$200,00 dólares por semana e não conseguiam sair do lugar, daí resolveram pessoalmente tirar fotos de casas que estivessem no site para alugar, conseguindo assim duplicar seus rendimentos.
Assim, apresentaram a ideia para Fred Wilson (famoso investidor) que recusou-se a investir no crescimento da empresa. Em compensação, o cantor Barry Manilow alugou uma casa inteira pelo aplicativo do Airbnb e divulgou a informação. Depois disso, começaram a conseguir diversos investidores importantes, dentre eles o ator Ashton Kutcher. Em 2014 o Airbnb já valia 10 bilhões de dólares.
Após isso conseguiram vários investidores incluindo o ator Ashton Kutcher.
Hoje na plataforma existem mais de 6 milhões de anúncios em mais de 100 mil cidades espalhadas pelo mundo, chegando a faturar U$ 1,1 bilhão de dólares. Um fato interessante é que com a pandemia seu faturamento desabou para U$ 338 milhões. Mesmo assim, a empresa abriu seu capital para o mercado de ações e pretende superar essa crise durante o ano de 2021.
Clique aqui, e veja mais sobre Como anunciar uma vaga de estágio, veja agora 5 dicas para criar um anúncio de qualidade.
Comece a pensar como um empreendedor de sucesso
Deixamos aqui uma fonte mais do que rica de grandes referências para você se inspirar e quem sabe um dia chegar lá. Além disso, acreditamos que a cada passo que damos em nossos negócios, estamos mais cada vez mais perto de chegar em algum lugar que almejamos.
Dando um passo de cada vez, resolvendo os problemas menores do seu negócio e aprendendo a lidar com certa maestria durante os momentos difíceis, as chances da sua empresa dar errado são mínimas.
Você pode se interessar também por encontrar soluções menores que talvez o seu negócio esteja enfrentando hoje, como é o caso de contratação de funcionários, dentre eles assalariados e estagiários.
Talvez você não saiba, mas empresas como essas tiveram que lidar com muitas questões internas para que se tornassem tão grandiosas nos dias de hoje. Dentre essas questões, podemos citar pontos básicos como a contratação de funcionários qualificados, a diminuição de custos desnecessários, o investimento nos setores certeiros e o desenvolvimento de habilidades profissionais muito a frente do seu tempo.
Somos uma empresa focada na resolução das questões voltadas para contratação de estagiários. E não tenha duvida que, empresas como as que citamos aqui tiveram que investir e muito na carreira profissional de estagiários.
Para ajudar você a ter uma mente empreendedora tal qual os líderes dessas marcas possuem, deixamos a dica para que você se atente aos seus gastos invisíveis, os quais muitas vezes são um desperdício de tempo e investimento do seu negócio.
Você sabia que a contratação de estagiários é assegurada por uma lei específica, que é a Lei do Estágio? Nessa lei, uma das coisas mais importantes que você deve prestar muita atenção, é que você é obrigado a contratar um Seguro Estágio para os estagiários que forem selecionados para trabalhar na sua organização.
Outro ponto importantíssimo dessa história, é que muitas empresas pagam uma taxa altíssima mensal com a contratação de Seguro Estágio. Nós, da Como Contratar um Estagiário, oferecemos os custos mais baixos para a contratação do seguro estágio do mercado, e mais: você paga somente uma vez por ano e não precisa mais se preocupar com isso.
Confira os planos mais econômicos do mercado no quesito Seguro Estágio, e pare de gastar seu dinheiro onde você deveria estar economizando!
Entenda mais sobre a obrigatoriedade do Seguro Estágio para estagiários, Clicando aqui.
· Por que minha empresa deve contratar um estagiário?
· Quais as regras para contratar um estagiário?
E aí gostou dessas histórias singulares? E pensar que de uma ideia pequena pode surgir um mundo de oportunidades, de empresas gigantescas que empregam milhares de pessoas em todo o país.
Você pode se interessar também:
· Do estágio à efetivação na empresa: 10 dicas fundamentais
· Programa de Estágio: o que não pode faltar?
· Gestão emocional no ambiente organizacional: aprenda e aplique!
· Fazer dois estágios ao mesmo tempo é possível? Saiba agora!
· Saiba a diferença entre Estágio Obrigatório e Não-Obrigatório
Artigo escrito por Pamela Rocha e Cibele Marques.
Equipe Como Contratar um Estagiário
Florianópolis, 30 de março de 2021.
Referências
https://www.voitto.com.br/blog/artigo/linkedin-como-tudo-comecou
https://kinsta.com/pt/blog/estatisticas-e-fatos-do-linkedin/
https://www.uber.com/pt-BR/newsroom/Hist%C3%B3ria/
https://www.uber.com/pt-BR/newsroom/fatos-e-dados-sobre-uber/
https://www.tecmundo.com.br/mercado/131633-historia-spotify-revolucao-do-streaming-musica-video.htm
https://blog.nubank.com.br/nubank-o-que-e-confiavel/
https://www.voitto.com.br/blog/artigo/airbnb