Quer treinar sua equipe de profissionais mas não sabe quais treinamentos aplicar? Confira 7 dicas eficazes de treinamentos para potencializar a produtividade, o engajamento e a motivação dos seus colaboradores.
Atualmente, a área de Recursos Humanos tornou-se a peça chave para o desenvolvimento de todas as áreas da empresa.
O foco deste setor hoje vai além do bem estar dos colaboradores, envolvendo sua evolução como indivíduo e principalmente, como peça na engrenagem da organização.
Assim, uma das principais formas de aprimorar a qualidade do trabalho e o desempenho dos colaboradores é investir em técnicas de treinamento e desenvolvimento de pessoas dentro do ambiente de trabalho.
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Você sabia que existem vários tipos de treinamentos que visam estimular funções específicas dos funcionários?
Nesse sentido, o tipo indicado de treinamento dependerá dos perfis de cada setor.
Quanto à eficácia do treinamento, esse é um fator que dependerá da capacidade do profissional de Recursos Humanos em identificar a necessidade, a abordagem e o objetivo do treinamento.
Além disso, é muito importante entender a priori qual é o objetivo com o treinamento escolhido e o que ele proporcionará para a sua equipe, de forma a garantir que este não será um investimento sem o ganho dos resultados esperados.
Alguns dos treinamentos listados abaixo fugirão um pouco do padrão convencional, porém os resultados obtidos com eles foram comprovados de acordo com a sua utilização e aplicação correta.
Por que fazer treinamentos de equipes?
O intuito de dinâmicas de treinamento alternativas e inovadoras presume que as atividades laborais sejam mais atrativas aos participantes.
Elas permitem estimular que os colaboradores entrem em ação, de modo que cada qual utilize e desenvolva sua criatividade e pro atividade em mais alto nível.
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Comunicação assertiva
Este tipo de treinamento é sempre bem-vindo nas empresas, uma vez que a comunicação assertiva precisa ser um ato consciente e fazer parte da cultura da empresa. Além disso, comunicar-se de forma que todos os outros compreendam é essencial para o sucesso das organizações.
Falhas na comunicação atrapalham a execução dos processos dentro da empresa, atrasam resultados e causam conflitos.
Assim, investir nesse tipo de treinamento irá levar a sua empresa para um outro patamar, permitindo um ambiente harmônico e sem mal entendidos, facilitando a rotina de todos.
O treinamento consiste em aprimorar habilidades de comunicação essenciais. Além disso, a comunicação previne a utilização de vícios de linguagem, favorecem uma constante de comunicações claras e objetivas não somente na oratória, mas nas apresentações, mensagens instantâneas, e-mails entre outros meios de comunicação internos da empresa, favorecendo o bom relacionamento interpessoal e o networking entre os colaboradores.
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Motivacional
Manter-se motivado é um desafio para qualquer pessoa.
No ambiente de trabalho isso pode gerar um certo problema, visto que é necessário manter-se com alto nível de motivação para conquistar resultados sempre melhores.
Com isso em mente, o treinamento motivacional é um investimento essencial para que não haja desconexão entre o colaborador e os objetivos da empresa. O treinamento motivacional é justamente a forma de trazer à tona para o colaborador o quanto ele é valioso para a empresa e o quanto o trabalho dele é significativo.
Essa motivação pode se dar de diversas maneiras, desde palestras, dinâmicas em grupo, investir em congressos e atividades externas, até mesmo as confraternizações que visam estimular a motivação do colaborador.
Lembre-se, um colaborador motivado tende a inspirar seus colegas!
Ou seja, invista em motivação em todos os níveis hierárquicos, assim você garante que a motivação dentro da empresa seja retroalimentada e permaneça entre todos os setores.
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Desenvolvimento de competência e habilidades
Dentre as responsabilidades da empresa, estão incluídas também a necessidade ajudar os colaboradores a melhorar as suas principais competências e habilidades, bem como auxiliar no desenvolvimento de soluções para as dificuldades que eles encontram diariamente.
Portanto, ao investir em treinamentos voltados para desenvolver as potencialidades de um colaborador, indiretamente, você acaba auxiliando a produtividade da empresa como um todo.
Ao fazer isso, você reforça estímulos para que os seus colaboradores sejam mais proativos, organizados em detrimento da rotina de trabalho diário, entre outros benefícios, implementando assim, o princípio da qualidade em todas as atividades da organização.
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Coaching
Anteriormente, essa modalidade só estava disponível para líderes e altos executivos.
Devido a informatização, muitos gestores identificaram a necessidade de promover o Coaching também para os colaboradores em geral, visando desenvolver os profissionais de uma empresa nos âmbitos tanto profissionais quanto pessoais.
Geralmente aplicado individualmente, este é um treinamento que usa metodologias de psicologia, imersão, motivação e desenvolvimento humano para aprimorar as qualidades de um indivíduo.
Tais técnicas são personalizáveis a necessidade de cada um dos participantes para que se torne assertivo.
Com um coach empresarial, os colaboradores passam a possuir tempo para investir em sua evolução pessoal e profissional simultaneamente. Aprimorando suas habilidades, valorizando e utilizando suas competências ao máximo, focando na alta performance e mudando os comportamentos que prejudicam sua carreira, além de, muitas vezes, durante o processo descobrirem sua missão e propósito de vida.
Esse tipo de treinamento é bastante vantajoso para a empresa, pois o colaborador trabalhará mais focado, com atitudes mais positivas e ciente do seu trabalho direcionado para eficiência e otimização de resultados.
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Troca de Papéis
Está técnica é de fácil execução e normalmente é promovida em um formato simples. Aplica-se visando mudar a rotina e engajar os participantes, mostrando na prática como todos os departamentos são importantes na empresa separadamente.
Neste treinamento, geralmente um colaborador experimenta trocar de função com outro. Assim, ao desenvolver as tarefas com a troca de papéis, é possível descobrir na prática como funciona cada setor da empresa, vivenciando através da experiência concreta como cada um deles é fundamental para o bom desempenho do todo.
Essa experiência por si já permite aos colaboradores terem empatia com o que o outro faz, além de gerar identificação e fortalecer as relações interpessoais entre os colegas de empresa, tornando o ambiente de trabalho mais amigável e acolhedor.
Outro benefício é que essa troca de papeis permite novas perspectivas da área, é aquele ditado “quem vê de fora, vê melhor” e neste caso podem surgir ideias para melhorar e desenvolver um setor específico em pontos antes não observados pelos colaboradores.
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Vivências
Este tipo de atividade vem, aos poucos, ganhando o cenário do ambiente corporativo.
Trata-se da possibilidade de participar de atividades sensoriais que possibilitam um pensar muito além do local de trabalho.
Este tipo de treinamento inovador promove atividades que não necessariamente se limitam ao ambiente de trabalho. Podem acontecer em ambientes externos e locais específicos fora da empresa.
Um exemplo seria uma aula de culinária, experiência de acampamento em grupo, vivência com um orientador apresentando mágica ou um “Oráculo”.
Treinamentos e Dinâmicas como esta, tem como objetivo trabalhar questões como o trabalho em equipe, a confiança, a tomada de decisões, a gestão do tempo, entre outras. Desenvolvendo assim, muitas competências e habilidades almejadas pelos colaboradores.
Essas atividades contribuem para melhoria e foco nas tarefas do dia a dia, bem como melhoram o desempenho, a eficiência e os tornam mais colaborativos.
Tais vivências tornam-se marcantes na vida dos colaboradores, geram emoções e uma motivação real, estimulando assim o autoconhecimento e a inteligência emocional, reforçando a memória dos ensinamentos e fornecendo um desenvolvimento interior de real valor.
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Gamificação
Essa metodologia de treinamento vem fazendo sucesso entre os “Millennials” e entre a Geração Z, que são consideradas o futuro do mercado de trabalho, ao passo em que alia a dinâmica do entretenimento à aprendizagem dentro das corporações.
A partir das características encontradas no universo dos jogos, como pontuação, ranking, storytelling, entre outras, os participantes são desafiados a progredir em dinâmicas cada vez mais difíceis e cumprir missões onde ao conquistar os objetivos determinados se adquire uma pontuação.
Sendo que o alcance desses objetivos pode ser premiado ou não. Assim, os colaboradores podem ser estimulados a realizar tarefas cotidianas pontualmente ou seguindo regras específicas, ou mesmo participar de treinamentos empresariais específicos valendo sua pontuação.
A Gamificação é por sua natureza uma técnica que gera bastante engajamento entre os colaboradores, atrai a atenção por seu fundo descontraído e lúdico bem como auxilia na absorção de conteúdos densos mais facilmente. Pode ser usada na integração de novos funcionários, no treinamento de equipes e no aprendizado de novas tecnologias.
Independente do perfil da sua empresa e do tipo de treinamento que pretenda explorar é essencial que haja sempre renovação no conhecimento dos colaboradores e utilização de técnicas que integrem as equipes, visando a melhoria contínua e o objetivo de crescimento da organização.
E você, já participou de algum treinamento marcante? Esse texto foi baseado nas minhas experiências em ambientes corporativos. Deixe-nos suas experiências e contribua para nossa comunidade!
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Artigo produzido por Pamela Rocha e Cibele Marques.
Equipe Como Contratar um Estagiário
Florianópolis, 23 de fevereiro de 2021.