Mudar de emprego: 10 sinais de que é a hora de você agir!

  •  

homem com uma pilha de trabalho em sua mesa, refletindo sobre a possibilidade de mudar de emprego.

 

Você já imaginou mudar de emprego?


Para maioria das pessoas encontrar uma carreira ou aquele emprego gratificante não é algo que acontece da noite para o dia. Alguns idealizam e ja sabem o que querem fazer da vida desde pequenos, mas, para muitos, há um longo caminho de tentativa e erro.

Ter uma carreira profissional próspera e saudável é o que sempre desejamos para nossas vidas, entretanto, refletir sobre questões que envolvem a viabilidade de mudar de emprego ou não são importantes ao longo da sua trajetória.

 

Algumas questões são importantes de se perguntar neste exato momento, dentre elas:

  • O que você ganha compensa a sua infelicidade profissional?
  • Você poderia viver com menos dinheiro? 
  • Do que você poderia abrir mão para ser mais feliz no trabalho?

É preciso pesar os dois lados, considerando que a sua saúde física e mental também conta muitos pontos. 

Seja qual for a sua decisão, é importante fazer tudo com cabeça fria e planejamento. Procure um propósito no que você faz. Quando a gente encontra um motivo para fazer o que faz tudo fica mais fácil.

Pensar sobre a situação é importante! 

Tente entender se o que você está fazendo está de fato alinhado com seus objetivos. Para isso, produzimos para você uma lista de fatores a serem analisados para saber se está na hora de mudar de emprego, ou quem sabe até mesmo de carreira.


Confira agora os 10 sinais de que está na hora de você mudar de emprego!

 

1. As tarefas de rotina te deixam irritado

Uma coisa é não gostar do ambiente de trabalho e outra é não gostar das atividades ou tarefas que você realiza. Embora a primeira situação apresente problemas de emprego, a segunda situação apresenta dificuldades nas atividades que exerce.

Por exemplo, se você é um contador, então se você não gosta de fazer demonstrações financeiras e foge quando solicitado a fazer um balanço, isso será um problema. Portanto, a tarefa de não gostar de executar atividades referentes a sua profissão mostrou que você pode considerar outras profissões.

 

2. Você está estagnado

Fazer a mesma coisa por vários anos não é necessariamente algo negativo. Agora, se você acha que não aprendeu nenhum conhecimento novo, mas faz todo o trabalho de forma automatizada, provavelmente é hora de procurar outro trabalho mais desafiador.

Uma pesquisa conduzida pelo LinkedIn mostrou que os funcionários que estão estudando no trabalho têm menos probabilidade de se estressar em 47%, têm mais probabilidade de ser bem-sucedidos e produtivos em 39% e são mais propensos a se sentir confiantes e felizes em 21%.

Você já percebeu que desafios e novos aprendizados são essenciais para o desempenho profissional? Às vezes, escolher um novo caminho lhe trará satisfação profissional e uma sensação de realização que você não via há muito tempo.

 

3. Você acha que está desperdiçando seu tempo

Você mal pôs os pés na mesa e já está indo embora. Ele completou várias tarefas e, mesmo assim, parece que o tempo não passou. Ao mesmo tempo, continue pensando: o que fazer se as coisas não forem assim? E se eu estiver fazendo algo completamente diferente?

Quando fazemos algo de que não gostamos (o que não nos torna profissionalmente bem-sucedidos), estamos perdendo tempo – um tempo precioso que poderia ter sido gasto em outra profissão. Se o seu potencial interno não foi aproveitado, vale a pena considerar se ele pode ser aproveitado de outras maneiras (por exemplo, em outra profissão).

Você não só ficará mais satisfeito com o uso do tempo, mas também com o uso de rotinas. Como diz o ditado: “Trabalhe com o que você gosta e não precisa mais viver trabalhando.”

 

4. Fica constrangido quando questionado sobre sua profissão

 Imagine, em uma reunião de amigos, quando alguém que você admira de repente quer saber o que você está fazendo, imagine só. Você se sente envergonhado ao responder? Ou você quer dizer que fez coisas diferentes?

Este é um sinal poderoso de que você não está vivendo exatamente o que deseja e não está realizando todo o seu potencial. Este constrangimento prova que você tem que tomar uma decisão e buscar aquilo de que possa se orgulhar. Esta é a sua vida.

 

5. Salário não está compatível com o desemprenho

Isso é mais comum do que os diferenciais salariais que você acha que as empresas pagam (geralmente essas empresas cobram as taxas mais altas) e não conseguem estabelecer um plano de carreira adequado com seus funcionários.

Isso é mais comum do que você imagina. Muitas pessoas dirão que você não deve olhar para o seu salário, mas sim para as oportunidades de desenvolvimento de carreira e o reconhecimento (ou elogio) pelo excelente trabalho que a empresa lhe proporciona.

Ser elogiado e reconhecido é, na verdade, uma das principais atitudes para motivar os colaboradores, mas o elogio por si só não paga as contas nem melhora a qualidade de vida. Ou seja, os dois precisam estar juntos para que no final todos possam vencer.

Se sua empresa não o reconhece financeiramente, atualize seu currículo novamente e busque novas oportunidades. Afinal, se você é elogiado por ser um grande profissional, você também o merece.

 

6. Ter um chefe em vez de um líder

Há muita discussão sobre a diferença entre um chefe e um líder.

Em geral, o líder se preocupa com os resultados da organização e como trabalhar com seus funcionários para atingir as metas. O chefe não se preocupa com o desenvolvimento da equipe ou da empresa, mas se preocupa apenas consigo mesmo.

Cultivar colaboradores não só os treina, mas também envolve diálogo profissional entre as partes,  devolver feedback e, principalmente, oportunizar novos desafios, sempre acompanhado de orientações.

Se você acha que seu líder é reconhecido como o chefe e não consegue ver o crescimento da empresa devido a certas restrições, atualize seu currículo e procure um lugar onde você possa crescer, entender e aprimorar suas habilidades.

 

7. O gestor não te inspira

O gerente é uma referência importante para a cultura da empresa, ambiente de trabalho, valores pessoais, etc. Se você não aprecia o chefe de uma forma valiosa, reconsidere se deve trabalhar com a pessoa certa.

 

Estagiário efetivado na crise: 10 dicas para ser um!  Confira o artigo completo clicando aqui.

 

8. Você não se sente motivado e pensa em mudar de emprego

Não existe toda a emoção que existia no início? Todo o seu tempo e energia são gastos no seu trabalho atual? Sua paixão foi deixada de lado?

Trabalhar ativamente afetará diretamente a eficiência do trabalho. Segundo pesquisa da multinacional de recrutamento Right Management, profissionais motivados costumam aumentar sua produtividade em 50%.

Não almejar seus próprios objetivos ou encontrar mais motivação em sua carreira afetará muito seu desempenho e causará maior insatisfação com sua carreira. Não importa o que tenha feito você perder todo o seu entusiasmo, é hora de buscar a renovação.

Você tem algo que pode motivá-lo e, ao mesmo tempo, gerar renda? Se a resposta for sim, procure estudar mais a área para entender as condições necessárias para iniciar uma nova carreira e apostar na ideia.

 

9. Você não vê perspectiva de crescimento profissional

Onde você vai se imaginar daqui a 5 anos? E em dez anos? Se não houver resposta para sua carreira atual, isso já pode indicar que você deve mudar de rumo.

Quem gosta dessa carreira geralmente procura outro emprego na mesma área, em vez de desistir de vez. Para muitas pessoas, a insatisfação com seus empregos não termina quando mudam de empresa. Este problema tende a diminuir e às vezes até seja suportado por indivíduos quando gostam do que fazem. Você concorda com esta situação?

Caso você simplesmente não se sinta mais desafiado. Siga o jargão e saia em busca de novos desafios para sua vida profissional.

 

10. Você tem vontade de explorar outra carreira

Por último, é importante se perguntar se a profissão que você exerce é, de fato, aquela que sempre sonhou. Já se pegou sonhando no trabalho em como seria se você fizesse o que gosta?

Por mais que não tenha nada de errado em querer alguma oportunidade melhor para você, é importante refletir quando as coisas viram rotineiras, sendo este um sinal de que possa estar na hora de mudar de trabalho.

Uma boa opção é buscar fazer novos cursos! Com isso, você já pode deixar a rotina cansativa para trás e acolher uma profissão que verdadeiramente te dê gosto, expandindo suas possibilidades.

 

Você pode se interessar também pelo artigo: Motivação no trabalho: 20 dicas + teste motivacional gratuito

 

MUDE! 

Se o tópico acima agora parece uma frase em sua vida, levante-se imediatamente e tome uma decisão que pode mudar toda a sua vida e torná-la melhor.

Precisa mudar de carreira? Procure a ajuda de pessoas experientes.

Precisa mudar de emprego? Busque investir em você e expandir seus conhecimentos na área profissional que realmente faça algum sentido pra você. Saiba que isso o tornará um profissional mais qualificado, podendo até ser polêmico no mercado.

 

Esperamos que esse artigo tenha ajudado você a refletir sobre a sua vida neste exato momento.

 

Equipe Como Contratar um Estagiário

Artigo escrito por Amanda Lima e revisado por Cibele Marques

 

Referências

https://cio.com.br/

https://www.glassdoor.com.br/

https://administradores.com.br/

https://www.rhportal.com.br/

 


  •  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *