Atualmente o Linkedin revolucionou a forma como as pessoas se comunicam.
Todo o profissional atualizado mantém seu perfil completo na rede social profissional mais conhecida e acessada do mundo!
O LinkedIn traz notícias atualizadas sobre o mercado de trabalho, informações e acesso de diversas empresas. Além de divulgação de vagas e oportunidades de cursos em diversas áreas de atuação.
Hoje a maioria das empresas utilizam as redes sociais como Instagram e Facebook para divulgar as informações e ações de valorização aos colaboradores. Enquanto que no LinkedIn concentra-se em empresas de diversos países e com diversos perfis de colaboradores facilitando o contato.
Afinal, nunca se sabe quando uma empresa do outro lado do mundo precisará dos seus conhecimentos.
Um pouco da história do LinkedIn
Nascido em 2002 depois de uma reunião entre 5 amigos, inicialmente este site e aplicativo começou com a ideia de ser uma rede social de relacionamento entre profissionais com o objetivo de divulgar e gerar oportunidades entre eles.
Mas só foi colocado em prática em 2003 com o convite de cerca de 350 profissionais conhecidos dos fundadores do site. Em cerca de um mês o site já possuía aproximadamente 5000 usuários. A partir desse marco, a rede social chamou atenção de investidores, que ajudaram a empresa a crescer e multiplicar exponencialmente seus acessos, chegando a 1 milhão ao final do mesmo ano.
Numa breve pesquisa você consegue obter a informação que hoje 90% dos recrutadores utilizam o LinkedIn para buscar mais informações sobre os candidatos às vagas de sua empresa. Inclusive abordando os candidatos que possuem as características que sua empresa necessita.
A empresa se consolidou em 2007, atingindo a marca de 15 milhões de usuários. Logo depois foi implementando muito a acessibilidade e a criação do Aplicativo para Smartphone, colocando o LinkedIn definitivamente na mão dos seus usuários.
Atualmente existem aproximadamente 700 milhões de usuários em todo o mundo, o que lhe dá acesso a milhões de empresas e vagas em aberto. O LinkedIn também possui funcionalidades como geração de Leads para vendas, propagandas direcionadas e serviços B2B, além de ser muito utilizada por profissionais de Marketing e outras áreas associadas.
Porque atualizar o LinkedIn
Muitas empresas utilizam esta rede social como o primeiro canal de contato com os profissionais que desejam contratar.
O próprio canal do LinkedIn tem ferramentas para melhorar o alcance do seu perfil, essas ferramentas permitem que o profissional fale um pouco mais de sua carreira, seus projetos na empresa, seus estudos e trabalhos extras, além de suas habilidades específicas.
É importante estar consciente para construir um perfil completo e colocar o seu currículo no topo, através de uma boa foto de perfil, palavras-chaves em sua descrição, cargo atualizado e resumo profissional.
Tenha em mente a estrutura que quer mostrar aos recrutadores, com imagens, textos que detalham suas habilidades, sua estratégia profissional, além de personalizar a URL do seu perfil. Interaja com seus companheiros sempre que possível, compartilhando artigos que demonstram sua visão do mundo e causas que você apoia.
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Como melhorar o seu perfil profissional no linkedin em 16 passos
- A foto de seu perfil deve ter boa qualidade e denotar sua confiança, de preferência uma foto tirada especialmente para o perfil por um profissional. Não utilize o logo da empresa para foto de perfil, o LinkedIn é sua rede profissional, não de sua empresa.
- A Marca pessoal é essencial, para isso é importante utilizar a mesma foto de perfil em todas as redes sociais para que possa ser reconhecido.
- A capa do seu perfil pode ser alguma informação estratégica sobre a sua carreira e, ao mesmo tempo, gerar curiosidade para conhecer melhor seu perfil.
- Pense no seu Headline de forma que impressione alguém com 120 caracteres.
- No resumo conte a sua história de forma sincera e resumida com início, meio e fim, abordando suas mudanças de carreira e seus aprendizados. Faça isso de uma forma que gere interesse na leitura, um verdadeiro storytelling. Escreva para conquistar!
- Mantenha sempre seu cargo atualizado e com a nomenclatura correta que o mercado procura, facilitando que seu perfil seja relevante para as oportunidades de empresa e tendências em sua área de atuação.
- Não esqueça de fazer uma descrição detalhada das atividades exercidas incluindo palavras chaves, isso ajudará ainda mais. Além da cidade e local específico onde trabalha, é importante adicionar seus dois últimos cargos com descrições detalhadas, pois uma atividade se soma a outra.
- Insira a sua última formação, mas acima disso, esteja atualizado, faça cursos e sempre adicione novos conteúdos.
- Pense nas suas competências com atenção e selecione as cinco mais relevantes para a área que você atua. Pode ser desde algo específico como Marketing Digital ou “Edição de Vídeo no Adobe Premiere”.
- Outra atitude que eleva seu perfil é manter a rede movimentada, adicionando pessoas que tenham a ver com as empresas que deseja trabalhar, ou com a área que já trabalha. O algoritmo trabalha a partir do que você demonstra para ele.
- Tente se diferenciar, fale de suas aptidões, das coisas únicas que você faz, de problemas que solucionou. Escreva artigos sobre casos de sucesso que conseguiu fazer, conte da experiência do cliente e fale dos resultados obtidos.
- Faça publicações com um tom profissional e tente também despertar a atenção do leitor ou mesmo ajude a quem o lê a resolver um problema, isso faz com que seu conteúdo seja seguido e repostado pelos outros.
- Faça recomendações para os seus contatos e se possível peça para que retribuam fazendo também recomendações em seu perfil. Verifique as especialidades dos seus colegas para receber também verificações, busque recomendações positivas de contatos de posições estratégicas, como gerentes, CEO’s, CFO’s e demais cargos de destaque.
- Tenha mais de 10 competências adicionadas ao seu perfil, de preferência escolha palavras-chave que os recrutadores geralmente utilizam na sua área e deixe visível apenas após alguns contatos já a terem confirmado.
- Deixe tudo o que fizer em destaque! De trabalho voluntário a participação em concursos em que você se saiu bem, além disso, destaque se você fala um segundo idioma a nível avançado ou fluente, será importante em uma oportunidade.
- Siga as pessoas e empresas que realmente compartilhem conteúdos relevantes a sua profissão atual ou a que você pretende ingressar.
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Onde verificar a força do perfil no LinkedIn
Você já ouviu falar do SSI do Linkedin?
Ele mede e compara como está o seu perfil em relação aos profissionais que atuam na mesma área que você. Pontua de 0 a 100 a eficácia do seu perfil em Classificação do Setor, Classificação da sua Rede e Social Selling Index indicando os pontos que deve crescer, comparando com as demais pessoas da sua rede.
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Otimize essas informações e assim será certo que seu perfil atingirá as pessoas corretas e te trará também ótimas oportunidades de trabalho e muito sucesso.
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Equipe Como Contratar um Estagiário
Artigo produzido por Pamela Rocha, revisado e formatado por Cibele Marques e Amanda Lima.