Categories: Sem categoria

Contratar estagiário ou profissional formado? Veja agora o que é melhor


 

Está em dúvida sobre quais as vantagens e cuidados que você precisa ter durante o processo de recrutamento e seleção de funcionários para trabalhar na sua empresa? Se a resposta for sim, hoje vamos te mostrar neste artigo quais são as principais diferenças entre contratar um estagiário e um profissional que já possui alguma formação acadêmica.

Sempre surgem dúvidas no momento da contratação de uma pessoa para nos ajudar a expandir o negócio e, na maioria das vezes, optamos por não contratar um estagiário.

Seja por não dominar os procedimentos de contratação ou por acreditar que contratar uma pessoa com experiência de mercado é sempre mais vantajoso, certo? Mas nem sempre.

Certamente possuir experiência de mercado é um diferencial para quem precisa de resultados a curto prazo,  – condição comum para pequenas e médias empresas em seu processo de expansão -, mas há outros fatores agregados a formação profissional que devem ser considerados antes da tomada de decisão de contratação.

Confira agora os principais fatores que você deve considerar antes de escolher entre contratar um estagiário ou um profissional formado!

 

Necessidade de alto investimento

Este é o primeiro fator que você precisa estar ciente: um bom profissional no mercado custa caro. E não apenas a questão salarial, pois o Brasil tem uma das maiores carga tributária trabalhista do mundo, segundo a InfoMoney. 

Portanto, se você está iniciando a expansão do seu negócio, e acredita que contratar um profissional experiente no mercado seja a melhor solução, esteja preparado para investir. 

Clique aqui, e veja mais sobre feedback profissional: Aprenda 5 dicas fundamentais sobre como dar feedback para estagiários.

 

Vícios de outras atividades empregatícias

A experiência na função é diferencial e poupa tempo investido em treinamento no funcionário. Porém, além da perícia, a bagagem profissional pode vir com vícios – nem sempre benéficos – de outras experiências.  Uma das situações mais comuns é a resistência de trabalhar com diferentes ferramentas a que ele já está acostumado. Horários diferentes de jornada de trabalho também são situações que demandam uma fase de adaptação.

Há ainda a dificuldade de incorporar a cultura da sua empresa, devido aos conceitos forjados em outras experiências. Por isso, nem sempre optar por um profissional pronto no mercado significa que você não precisará adequá-lo à sua realidade. 

 

Propostas de outras empresas

Imagine a seguinte situação: você abre um processo de seleção, localiza um bom profissional com um valor de contratação acessível, inicia o treinamento, tem uma expectativa de retorno do investimento a partir do quarto mês de trabalho e no meio do terceiro mês, seu funcionário pede demissão devido a outra proposta. 

Embora pareça improvável, essa situação é bastante comum. Lembre-se que você não é a única pessoa a procura de um bom profissional, e embora o atual momento econômico brasileiro seja propício a contratação de bons profissionais, a alta carga tributária ainda é um obstáculo a ser vencido por todos empresários. Bons profissionais com valor de contratação acessíveis são altamente concorridos. Esteja disposto a contrapropostas.

 

Alternativa de mercado: oportunidade de estágio

Diante dos fatores descritos, contratar um estagiário surge como uma alternativa cada vez mais procurada pelos empresários, devido ao seu custo reduzido de investimento. Outro aspecto favorável na oportunidade de estágio é que a contratação de jovens costuma trazer novas ideias e questionamentos às equipes já consolidadas, o que gera reavaliações e melhorias no trabalho.

Há ainda o fato de uma melhor assimilação de cultura da empresa, uma vez que o estagiário não possui vícios do mercado de trabalho. Certamente existem desafios ao optar por preferir contratar um estagiário ao invés de um profissional experiente, como a alta rotatividade comum nesse tipo de contratação e algumas limitações jurídicas quanto a jornada de trabalho e sua relação empregatícia.

Clique aqui, e baixe agora o seu e-book Gratuito! leia mais sobre: Os principais desafios do Recrutamento e Seleção de funcionários.

 

Você já ouviu falar sobre o Seguro Estágio?

Como podemos ver ao longo desse artigo, praticamente quase todas as empresas desejam contratar estagiários, considerando o custo benefício e as oportunidades que atitudes como essas podem trazer para suas empresas.

No entanto, a contratação é regida por leis específicas e um dos pontos fundamentais que devem ser levados a cabo  e uma delas é a necessidade de contratação do Seguro Estágio para os jovens estudantes.

Muitos dos gestores que pretendem contratar estagiários não possuem essa informação, ou nem mesmo sabem que poderiam pagar um valor bem mais baixo por esse serviço, quando comparado com os preços disponibilizados no mercado atualmente. 

Quando falamos isso, queremos dizer que se você for pesquisar e comparar valores de fato, verá que os Seguros Estágios ofertados por aí afora geralmente cobram tarifas mensais com valores muito maiores do que R$26,00 ao ano, como você pagaria contratando seu seguro estágio clicando aqui.

Não perca a chance de reduzir os custos da sua empresa! 

Entenda mais sobre a obrigatoriedade do Seguro Estágio para estagiários, Clicando aqui.

Esperamos que tenha gostado.

Para mais conteúdos de qualidade, siga-nos nas redes sociais! 

 

Você pode se interessar também:

Equipe Como Contratar um Estagiário


Recent Posts

As 7 principais dúvidas dos estagiários ao começar no mercado de trabalho

Sabemos que ingressar na carreira profissional não é uma tarefa fácil para qualquer jovem. Entretanto,…

2 meses ago

Diferenças entre Recursos Humanos Estratégico e Departamento Pessoal

  As áreas de Departamento Pessoal (DP) e Recursos Humanos (RH) são muito importantes para…

3 meses ago

Como delegar tarefas e ser um líder melhor? Saiba agora

Ser um bom líder e ainda delegar as tarefas da melhor forma, não é uma…

3 meses ago

Porque estagiário não tem vínculo empregatício?

  Quando o assunto é estágio, surge uma dúvida pertinente entre as empresas contratantes ou…

3 meses ago

Demissão de Estagiários: direitos do estagiário ao sair da empresa.

Podemos dizer que uma das maiores dúvidas dos estagiários hoje é saber quais são os…

4 meses ago

RH tradicional versus RH estratégico: Qual a diferença?

  O setor de RH tem diversas atribuições essenciais para o funcionamento da empresa. Além…

4 meses ago