Programa de Estágio: o que não pode faltar?

  •  

Mulher fazendo um acordo com o seu chefe, iniciando um programa de estágio numa empresa.

Contratar um estagiário através de um programa de estágio pode ser uma decisão mais do que importante para empresa. Uma vez que o estagiário certo pode acabar sendo útil em uma diversidade de funções das quais você nem imaginaria. 

Considerando que os jovens estagiários advém cada vez mais de uma relação íntima com as inovações digitais, elencamos algumas das mudanças que a contratação de um estagiário pode proporcionar facilmente à sua empresa, sendo elas:

  • A implementação do sistema de trabalho
  • O desenvolvimento de novos projetos
  • Modificações na forma de encarar o futuro de sua empresa

Existem vários relatos de estagiários promissores que tiveram um desempenho incrível,  que cresceram na carreira e ajudaram a empresa a se desenvolver.

Neste processo, quando decide-se contratar um estagiário, se faz fundamental fazer um “programa de estágio” para o mesmo.


E o que seria um “programa de estágio”?

É o conjunto de ações programadas para auxiliar na capacitação, nos desafios e oportunidades a serem criadas para garantir o desenvolvimento do estagiário dentro da empresa. 

 

Mas como implantá-lo na empresa? 

Para te ajudar, criamos uma série de tópicos considerados essenciais para um Programa de Estágio, que responda aos seus objetivos e promova o melhor desempenho do estagiário, confira o checklist a seguir:

 

1. Definir o Supervisor de estágio

É obrigatório que o supervisor de estágio possua experiência comprovada ou conhecimento técnico sobre a área de atuação do estudante.

 

2. Definir o perfil da vaga e do estagiário 

Para que isso ocorra, é importante um alinhamento entre o RH e o gestor responsável pelo estagiário.

Pergunte a si mesmo, quais são as competências necessárias de um estagiário? 

Defina algumas informações que serão necessárias para a candidatura do seu novo funcionário, como qual semestre que o candidato elegido será mais proveitoso para a empresa, os horários do estágio, cursos aceitos e especializações necessárias para o cargo.

 

3. Definir o orçamento 

Identifique as atividades que cada tipo de estagiário faz e saiba valorizar o desempenho de cada qual em suas respectivas funções.

Após isso, defina o orçamento que será demandado para cada etapa do projeto de estágio, como: Bolsa auxilio; Auxilio Transporte; Seguro Estágio; dentre outros custos adicionais. 

 

4. Faça a divulgação da vaga  

Já fizemos um artigo completo sobre como fazer um anúncio de vaga campeão para atrair os melhores candidatos, com informações sobre os canais de divulgação de vaga gratuitas, veja aqui.


Já adiantamos que o perfil do candidato desejado deve estar bem delimitado nesta etapa, para otimizar o processo de seleção e direcionar os melhores candidatos que irão compor o quadro de funcionários da sua empresa. 

Além disso, você pode se interessar por nosso e-book sobre Os principais desafios do Recrutamento e Seleção de funcionários. Clique aqui, e baixe agora mesmo!

 

5. Integração ou Onboarding

O processo de onboarding do estagiário deve ser o mesmo adotado aos demais colaboradores da empresa. Atitudes como essa promovem a sensação de receptividade e melhoram positivamente o clima organizacional do seu ambiente de trabalho.

Neste processo é importante constar a cultura da empresa, um pouco de sua história e os valores que a empresa preza aos seus colaboradores. 

 

6. Iniciação do Estagiário 

Faça a apresentação do estagiário aos demais colaboradores e promova um clima de boas vindas a ele, para que se sinta acolhido pela equipe.

Promova o treinamento técnico nas atividades que ele irá desenvolver, bem como as orientações de rotinas a fim de esclarecer o que se espera dele. 

 

7. Feedbacks e alinhamentos 

Lembre que é sempre muito  importante acompanhar e avaliar as atividades desempenhadas pelo estagiário.

Essas monitorias devem ser mensuradas e estabelecidas de acordo com as necessidades da empresa, tanto para avaliação do programa de estágios, quanto para medir o desenvolvimento profissional do mesmo.

 

Clique aqui, e veja mais sobre feedback profissional: Aprenda 5 dicas fundamentais sobre como dar feedback para estagiários.

 

8. Ao final do estágio

Planeje para o final do estágio um questionário de avaliação do estagiário quanto ao programa de estágio da empresa.

Busque saber sobre o que ele aprendeu, se suas expectativas foram atendidas, e quais as suas sugestões para turmas futuras.  Avalie com isso, as sugestões ofertadas para o aprimoramento das experiências dos novos profissionais que a empresa irá formar.

 

9. Deixe seu estagiário Seguro contra Acidentes Pessoais no trabalho

Antes mesmo do seu estagiário começar a trabalhar na sua empresa, certifique-se que você já tenha contratado o Seguro Estágio para o mesmo.

Caso você não tenha destinado sua atenção para isso, busque resolve-la o mais rápido possível, pois está previsto na própria Lei do Estágio que qualquer jovem estudante que estiver participando de um programa de estágio, deverá ter um Seguro Estágio contratado pelo empregador.

Contrate o seu Seguro Estágio em menos de 1 minuto, com um dos valores mais baixos do mercado clicando aqui. E esteja em total conformidade com a lei durante o seu programa de estágio.

 

Entenda mais sobre a obrigatoriedade do Seguro Estágio para estagiários, Clicando aqui.

 

Seguir esses passos fará que você tenha sucesso na implantação do Programa de Estágio e ajudará na formação de uma equipe otimizada para o seu projeto, colaborando assim com o crescimento de sua empresa como um todo. 

 

E aí, gostou deste conteúdo? Deixe nos comentários a sua opinião sobre “Programas de estágio”! Já participou de algum? Conta para nós a sua experiência. 

Equipe Como contratar um Estagiário.


  •  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *