O mercado de trabalho recebe constantemente diferentes perfis de profissionais que estão em busca de valores, ideais e propósito condizentes com suas necessidades. Conheça agora como funciona a cultura de propósito na empresa!
Antes de começar, gostaríamos de perguntar se sua empresa está preparada para fazer parte do propósito de seus futuros colaboradores?
Leia esse artigo e descubra como alinhar-se aos seus colaboradores.
O reflexo de um propósito é visto em como as organizações buscam deixar de lado regimes engessados e passam a trabalhar em ambientes colaborativos, inovadores e até descontraídos. O propósito está diretamente ligado à capacidade da organização de atrair e reter talentos.
Em linhas gerais, quando o propósito e valores são alinhados ao que o profissional acredita, as chances de permanecer ou de passar a fazer do quadro de colaboradores, aumentam.
Em uma pesquisa realizada pela Nube – Núcleo Brasileiro de Estágios, onde jovens com idade entre 15 e 29 anos foram questionados acerca de suas expectativas de carreira para o futuro, 40% deles querem fazer algo para contribuir com a sociedade.
Segundo Marianne Lisboa, recrutadora do Nube:
“Com o surgimento da pandemia do coronavírus, essa questão ficou ainda mais evidente, proporcionando uma análise maior sobre desigualdade. Isso acontece especialmente com os de menos idade, os quais carregam o peso de ser ‘o futuro do país’. Diante dessa missão, eles tendem a se atentar mais às responsabilidades coletivas, até mesmo por influência do meio”.
Conectar-se a objetivos que contribuam para transformação do mundo e da sociedade é o que muitos recém-chegados ao mercado trabalho tem buscado.
Em um estudo realizado pela Sodexo Benefícios e Incentivos, 53% dos entrevistados afirmam que o seu propósito está alinhado ao seu trabalho atual.
Estabelecer os valores pelos quais a organização trabalha e alinhar aos de seus colaboradores, contribui para que em futuras contratações os perfis a serem selecionados estejam cada vez mais aderentes ao propósito da empresa.
Segundo Paula Oliveira, Gerente de Gente e Gestão na Endeavor Brasil, criar processos e um sistema de gestão de pessoas que reforce a cultura de propósito garante que a organização consiga atingir atrair e selecionar candidatos que estejam alinhados ao propósito da organização e alinhadas aos seus valores”.
Entretanto, o papel do propósito ainda não foi totalmente difundido em muitas organizações, resultando em falta de contribuição por parte dos colaboradores e acaba perdendo vantagem competitiva diante da concorrência.
E a sua empresa, trabalha o senso de propósito? Quer saber mais sobre o tema ou está com dúvidas? Deixa nos comentários suas dúvidas e sugestões.
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