Reduzir custos na empresa: 6 dicas para diminuir seus gastos!

  •  

Equipe de profissionais de uma empresa, conversando sobre um plano para reduzir custos na empresa.

Hoje, queremos ajudar você a se destacar no seu local de trabalho, apresentando uma forma para que você possa reduzir custos do orçamento da sua empresa e economizar em diversos setores.

E para isso, criamos um passo a passo muito simples de seguir, basta você ter iniciativa.

Nós vamos te ajudar de modo que, ao terminar de ler esse post blog, você saiba como apresentar um “Plano de Redução de Custos” ao seu chefe como nunca o fez, e assim possa receber o seu merecido destaque na empresa (ou quem sabe até mesmo ser promovido).

Primeiramente, vamos aos fatos.

Por onde começar a reduzir custos da empresa?

Reduzir custos é um assunto pertinente para todas as áreas da empresa, afinal, o que é economizado pode ser revertido em crescimento e benefícios tanto para a empresa quanto aos colaboradores.

Porém, essa redução não deve ser feita de forma displicente! É necessário observar como gerar economia através da eficiência, e acima de tudo, mantendo a qualidade!

Para te ajudar a construir um “Plano de Redução de Custos” efetivo, preparamos alguns pontos para você pôr em prática hoje mesmo.

 

Confira abaixo!

 

1 – Faça um levantamento de seus custos

Parece básico, mas muitas empresas entram no automático, somente pagando todos os boletos que chegam sem analisar o que essas contas representam.

Separe os custos em:

  • Custos Fixos: Matéria prima, mão de obra, ferramentas, equipamentos, maquinários etc.
  • Despesas variáveis: aluguel, pró-labore, salários administrativos, contas como água, energia e internet, material de escritório etc. Anote mesmo despesas pequenas, como impressão de materiais desnecessários até o valor do jantar do time comercial.

Desta maneira você poderá analisar o que pode ser cortado e quais setores estão demandando mais despesas do que deveriam, a partir daí poderá aplicar sua gestão estratégica e solicitar a colaboração do setor que mais gasta para criar e  sugerir formas de redução destes gastos.

 

2 – Promova a eficiência dos processos.

Utilizamos o termo promova, pois nessa etapa, é essencial a participação dos colaboradores.

Muitas empresas têm processos de muitas etapas, extremamente repetitivos, morosos e burocráticos, assim, é interessante dar um estímulo para que o colaborador identifique formas mais eficientes de realizar suas tarefas, ou mesmo de automatizá-las.

 

3 – Analise seus fornecedores e parcerias

A cada dia surgem novas empresas de todas as áreas.

Diante disso, é interessante analisar periodicamente no mercado se não há um fornecedor com um preço mais baixo e com a qualidade semelhante ao que você costuma comprar.

 

Outra coisa que você pode economizar e muito, é cancelando a assinatura da assistência de contratação de seguro estágio que normalmente cobram um valor mensal fixo por estagiário contratado. Neste caso, você pode fazer a contratação direta do estagiário e comprar o seu seguro diretamente na “Como contratar um estagiário”, pagando apenas um valor anual bem mais baixo do que o cobrado pelas assessorias.

Confira nossos planos clicando aqui, com custos a partir de R$26,00 por ano.

 

4 – Ofereça treinamento constante

Promova a capacitação dos seus colaboradores constantemente!

Colaboradores motivados costumam pensar em maneiras de otimizar sua própria rotina, melhorando todos os processos.

Mesmo que não seja possível contratar um palestrante, os próprios gestores podem ajudar com sua história de vida e os desafios que enfrentaram até a posição atual.

 

5 – Faça análise de mercado e acerte a precificação

Você já analisou seus gastos, agora é hora de entender se o preço do seu produto está no mesmo patamar que do mercado e se o seu preço está refletindo em lucros.

Lucro é tudo que sobra após pagar todos os custos e despesas, isso inclui salários e pró-labores. Assim, você terá certeza que o preço do seu produto/serviço está garantindo a longevidade da empresa.

Aplique todas essas etapas e capriche nos gráficos da apresentação e com certeza você terá um ótimo desempenho. Além disso, seu gestor terá certeza que você vestiu a camisa da empresa.

 

Clique aqui, e veja mais sobre como fazer um curso da Harvard gratuito e online. Comece hoje mesmo!

 

Dica bônus:

Por último, conte ao seu gestor como ele pode ajudar a economizar com a contratação de estagiários, principalmente quando o assunto aqui é economizar adquirindo o plano de Seguro Estágio mais baixo do mercado.

E sabe porque seu gestor vai gostar de saber disso?

Pois hoje, quase todas as empresas possuem no mínimo um estagiário e muitas  desejam contratar estagiários. No entanto, a maioria dos responsáveis não são informados sobre as leis que regem essa contratação, nem mesmo que podem pagar bem menos por algo que é cobrado com valores exorbitantes no mercado.

Quando falamos isso, queremos dizer que se você for pesquisar e comparar valores de fato, verá que os Seguros Estágios ofertados por aí afora geralmente cobram tarifas mensais com valores muito maiores do que R$26,00 ao ano, como você pagaria contratando seu seguro estágio clicando aqui.

 

Não perca essa chance de mostrar ao seu gestor o quanto pequenas atitudes podem fazer uma diferença enorme para sua empresa, ainda mais durante a crise econômica que estamos enfrentando no Brasil.

 

Gostou dessas informações para montar o seu “Plano para Reduzir de Custos”?

Para mais conteúdos como esse nos siga nas redes sociais!

Clique aqui, e baixe agora o seu e-book Gratuíto! leia mais sobre Os principais desafios do Recrutamento e Seleção de funcionários.

 

Equipe Como Contratar um Estagiário

Autoras Pamela Rocha e Cibele Marques.

 

Referências

https://www.siteware.com.br/blog/

https://www.sankhya.com.br/blog/

https://blog.convenia.com.br/

https://www.exactsales.com.br/academia-exact-blog/


  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *