Conheça as teoria x e y e veja como elas afetam sua organização

  •  

Equipe conversando no ambiente de trabalho sobre a teoria x e y.

Você já ouviu falar sobre as teoria x e y? Entenda agora tudo sobre elas e veja aplicar em sua cultura organizacional.

Basicamente, ela consiste em uma das teorias mais famosas relacionadas ao comportamento humano em organizações corporativas. Desenvolvida por Douglas McGregor, elas representam duas atitudes que combinam diferentes conceitos e práticas relacionadas à gestão de recursos humanos.

 

Conheça mais sobre como essas teorias tendem a dizer muito sobre o seu estilo de gestão, confira logo abaixo!

 

De onde é essa teoria?

Essa teoria é conhecida por trabalhar as suposições relacionadas à motivação de profissionais, as letras  x e y foram propostos por McGregor, um professor de psicologia e economista, no final dos anos 1950, e batizadas com o nome de seu criador. Há quem diga que é uma das teorias mais marcantes de toda a história administrativa.

Basicamente, essas teorias envolvem dois traços de personalidade e o comportamento dos colaboradores. Em um deles, os funcionários são considerados preguiçosos e não gostam de trabalhar. Já o outro lado, o seu perfil é o de quem gosta de funções e pesquisa dentro da empresa.

 

O que quer dizer “teoria x e y”?

McGregor comparou dois estilos de gestão muito diferentes e antagônicos: um estilo segue a teoria tradicional, mecânica, estática, passiva e derrotista como filosofia de gestão. Portanto, está associada ao seu nome teoria x.

Para McGregor, a filosofia da teoria x acredita que os objetivos dos trabalhadores e das organizações vivem em conflito, e esses objetivos são movidos principalmente por recompensas externas através do medo e da punição. Inicialmente, a teoria propunha uma estratégia de gestão “rígida”.

Já a outra teoria é um gênero baseado em ideias modernas, e seu comportamento mostra o ser humano como uma criatura auto ativada, com comportamento ambicioso e disponível em assumir responsabilidades. Este conceito enfatiza o potencial inerente ao crescimento e desenvolvimento humano. Esta é a chamada teoria y.

 

Você pode se interessar também pelo artigo “Perfil DISC: Descubra agora qual é o seu perfil profissional! Teste Quizz“.

 

Características da teoria x

Pessoas que se comportam de acordo com a teoria x geralmente não são ambiciosas, ou de assumir responsabilidades, porque preferem ser dirigidas. E caso uma organização tenha esse tipo de comportamento, deve-se criar condições, tarefas, atividades e processos para inspirar o lado ambicioso e aventureiro de cada indivíduo.

Um dos riscos que a teoria x pode trazer, é a baixa moral da equipe, e a perda do respeito mútuo entre os colaboradores, gerando um clima de desconfiança e outros fatores negativos. Tudo isso pode ser devido ao fato de a teoria ter sido implementada por meio de uma gestão autoritária e totalitária, acarretando em um ambiente sem resultados e sem participação.

 

Características da teoria y

Essa teoria é o oposto da x, são pessoas ambiciosas e que gostam de assumir responsabilidades, sendo o trabalho algo tão natural quanto o lazer. Portanto, para os adeptos da teoria y, a dificuldade está em determinar como criar condições favoráveis para o trabalho a ser realizado.

As diferentes suposições sobre a natureza humana determinam comportamentos completamente diferentes, preferindo desenvolver o ambiente e o processo de trabalho, para proporcionar participação das pessoas que estão realmente envolvidas na resolução de tarefas e atividades. Acredita-se que a função dos executivos assumida pela teoria y será a de desenvolver um ambiente e processo que seja propício ou que promova o autocontrole no trabalho.

 

Você pode se interessar também pelo artigo “Como fazer um curso da Harvard gratuito e online? Comece hoje mesmo!

 

Qual é a importância dessa teoria na minha empresa?

Como qualquer teoria ela é criada para explicar algum tipo de fenômeno que ocorre, e dentro de organizações isso não é diferente. Com base nisso podemos observar que muitas empresas acabam tratando os seus colaboradores de forma x, com bastante autoridade, controle e desconfiança. Já a y ela segue um caráter mais autônomo, de que cada colaborador irá se desenvolver no trabalho de maneira motivada e com responsabilidade.

Agora que você conhece a importância dessa teoria, vai se tornar mais fácil de identificar determinadas características dentro de organizações, tendo o poder de conseguir entender melhor elas e trabalhar para melhorá-las.

Já conhecia essa teoria de comportamento da administração? Gostou de saber? Nosso objetivo é trazer o melhor conteúdo para vocês aumentar cada vez mais o conhecimento!

 

Equipe Como Contratar um Estagiário

Artigo escrito por Sindy Maldonado e editado por Cibele Marques

 

 

Referências

https://pt.wikipedia.org/

https://www.divulgacaodinamica.pt/

http://www.sobreadministracao.com/

Sabemos que ingressar na carreira profissional não é uma tarefa fácil para qualquer jovem. Entretanto, uma oportunidade de estágio pode ser um caminho organizado com direcionamentos para que sua carreira…
Cibele | outubro 21, 2021
  As áreas de Departamento Pessoal (DP) e Recursos Humanos (RH) são…
Cibele | outubro 13, 2021
Ser um bom líder e ainda delegar as tarefas da melhor forma,…
Cibele | setembro 24, 2021

  •  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *